Gostaria aqui de cuidar de um assunto que vem permeando nossa história com injustiças, extermínio, marginalização, crueldade, entre tantos outros efeitos nocivos ao ser humano. Quando fala-se em preconceito parece que estamos falando de uma coisa distante, mas ele está muito mais perto do que imaginamos.
Muitas vezes negamos ou até julgamos coisas, fatos e pessoas que não temos conhecimento. Muitas vezes carregamos em nossa fala o preconceito embutido e não pensado...
Mas são as nossas ações que mais exercem o preconceito...
Tem o preconceito étnico, social, econômico, político, religioso, sexual... entre tantos outros!!!
Para ilustrar o preconceito pode-se ir longe na História da Humanidade, como por exemplo a relação perpetuada na Historiografia tradicional entre os Romanos e os não Romanos ditos "Bárbaros". Ou bem próximo e contextualizado na relação social que existe em nossa sociedade...respeitar e amar ao próximo com sensatez e de forma linear...Será que existe isso em nossa sociedade? O que dizer de um grupo de pessoas que governam e organizam uma sociedade pensando em seus próprios interesses? Respeitam e amam ao próximo?
Com suas ações egoístas geram desigualde entre as pessoas e consequentemente geram o preconceito. Com o preconceito e a desigualdade geram a marginalidade. Com o preconceito, a desigualdade e a marginalidade geram a violência. Com o preconceito, a desigualdade, a marginalidade e a violência geram uma sociedade injusta, desorganizada, hierarquizada, fragmantada...
Será que não existem muitos "Bárbaros" por aí sofrendo inseridos nessa sociedade só porque são ditos "diferentes" ou porque lhe roubaram as oportunidades???
Abraço! "ARTIGO DE OUTRO BLOG